O Thanksgiving Day marca o início das festividades de Natal em praticamente toda a América do Norte e representa um momento muito importante em todo o continente. Nos Estados Unidos, a celebração ocorre na última quinta-feira do mês de novembro e, no Canadá, o feriado é celebrado sempre na segunda semana de outubro.
A festa funciona como um tipo de comemoração pelos bons acontecimentos que ocorreram ao longo do ano. Assim, as pessoas se reúnem geralmente em um jantar farto e com pratos diversificados, como batatas, purês, tortas, maçãs, pães, entre outros alimentos. O peru, por exemplo, é sempre recheado e servido à mesa como o prato principal do Dia de Ação de Graças.
Além do jantar, também são servidas as sobremesas, como o pumpkin pie (ou a torta de abóbora), que é um dos pratos mais típicos da celebração. O Thanksgiving Day ainda se destaca pelos desfiles nas ruas em algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Detroit e Chicago.
As apresentações de rua contam com personagens do mundo infantil, como Mickey Mouse, Snoopy e Bob Esponja, que embalam o público em uma festa com bastante música. Além disso, o Dia de Ação de Graças também é celebrado na Casa Branca, num evento em que o presidente deve capturar um peru do sexo masculino e encaminhá-lo para uma reserva, instituição ou fazenda. Essa curiosa tradição é chamada de Turkey Pardon na língua inglesa.
Hoje em dia, o Thanksgiving Day, além de ser um momento de agradecimento e reunião entre os familiares, ainda é um feriado que relembra e comemora a colonização da América, que se tornou oficial apenas no ano 1863, no governo de Abraham Lincoln.